Dr. Estrange - a dimensão mágica da realidade ! - O segredo do caminho para o Oriente... !
Estávamos aguardando o segundo filme do Dr. Estranho, para falar mais, e melhor, do que acontece na sua estranha psicologia !
Preferimos então uma segunda opção... estamos guardando um momento, apenas para analisar o segundo filme, ele saindo, ou não, o quanto antes... !
NO entanto, se faz preciso separar dois momentos, o primeiro no qual, falamos da análise atual, do qual lugar o filme do Dr. Estranho nos deixou, em termos de análise, na atualidade... e mais, tarde, num novo post, falar do segundo filme... !
O personagem do Dr. Estranho é um mago, fundamentalmente, um paradoxo bastante intricado e relativo dentro da cultura da Marvel, que tantas vezes opta pela tecnologia, ou embriologia genética, DNAs... todos, parametros mais tecnológicos, e científicos, diante da ideia, talvez ultrapassada, da Magia...
Mas porque o Dr. Estranho surge como um médico, um cirurgiao descrente, o melhor deles, no centro da maior cidade do mundo, a maior delas, para ir parar nos afastados monte, tibetano, oriental... !?
Isto nos trás totalmente a própria lógica do conflito das razões no nosso tempo... !
Para se reequilibrar, e mais tarde, se tornar o cajado que reequilibra o planeta inteiro, e prevê, e prescreve, o seu equilibrio... Dr. Estranho precisa encontrar outras razões, alem daquelas apresentadas em sociedade... carece, sozinho, e passando por provas, de ir ao encontro do Oriente... ir para o outro lado, olhar por outros olhos é a questão fundamental aqui... e por fim, se torna o guardião mágico do mundo, com isto... !!
Há muito tempo dividimos, e polarizamos o mundo capitalista ocidental, e apesar de este modelo ter conquistado a ásia e o oriente... os resquícios e as relíquias de sabedoria, de uma "outra versão da realidade", continuam lá... no oposto de tudo o que fizemos para alem de simples, no nosso mundo...
escondido entre as montanhas, o oposto de tudo o que fazemos com o mundo... está prefigurado no equilibrio daquele local de transversalidade, e profunda analítica mental, e espiritual, da realidade... !!
O Oriente, o horizonte para o outro lado do ocidente, e da forma capitalista e agressiva com que vemos o mundo... está lá, em contraposição, hã muito tempo, prefigurado nas montanhas e na sabedoria antiga, ancestral, dos monges tibetanos... !!
Da mesma forma que o Dr. Estranho pode curar a si mesmo, à partir de um novo paradigma... pode ter o potencial, então, administrado, de curar o proprio mundo que habita... que também está em desequilíbrio !
O ser humano, apesar de toda objetividade técnica, e um ser complexo... a suas formas de organização sociais tentaram ser as mais pragmáticas e objetivas possíveis... no entanto, em algum momento, ou intermitentemente, os modos habituais de se realizar as coisas, o modo capitalista, o desejo de extrair, a ambição deste cenário desmedido, entra em colapso... tanto quando o mundo organizado, de médico do Dr. Estranho... se modifica... ele se torna o paradoxo para enxergar uma modificação que ja´ vem ocorrendo no nosso próprio modo de pensar a realidade, a nós mesmos, e ao mundo... !!
tanto quanto a nossa sociedade, ou a nossa organização política...
Não estamos falando aqui do esquerdismo, ou direitismo, não necessariamente somos contra o capitalismo... mas estamos falando, sobretudo, da carga da razão, e atividade objetiva e direcionada, do nosso mundo... e da sua capacidade, independente das vertentes políticas, de se entrar em colapso... e ter de enxergar uma dimensão maior, uma dimensão possivelmente, e tangencialmente, mágica, para sair de algumas enrascadas... !!
Thanos prevê isto em Vingadores 3, Guerra Infinita, e Ultimato... o mundo, as cosmologias, a galáxia, e o universo, está em colapso... e é preciso reequilibrá-lo novamente... !!
Dr. Estranho, entra em colapso no seio da realidade capitalista, pós moderna e globalizada... ou seja, no meio da noção da agressividade ocidental... aquilo que Thanos odeia, é a ambição, aspecto encontrado na civilização ocidental, que o escravizou, o fazendo tornar-se uma mazela... e a reproduzir modos agressivos, para lidar com as situações...
Chegamos a dizer, que em nível de equilíbrio, Dr. Estranho não somente viu os futuros, como foi também a chave psicológica para encarar Thanos, estando ao lado dos Vingadores...
O que quer dizer que sem o Dr. Estranho, os Vingadores não estariam sequer maturos, para encarar o desafio psicológico, moral, e ético, que Thanos queria impor... !
É Dr. Strange quem estava psicologicamente preparado para compreender esta lógica de equilibrio, que Thanos gostaria de impor...