nerd-geek/noticiasartigos

- God of War - Homoestase, paz, vida... meditação... ! - Affz, Espera um pouco... é disto que fala o game no fim das contas... !?

02/07/2020

Como é possível que um dos games mais violentos, com a cara de ser um dos mais mal encarados... com um personagem tão pouco gentil ou convidativo... talvez de fato, o mais avesso aos deuses! 

Ou seja, colocar fogo no panteão ! 

 Mas como, por trás disto tudo, este game ainda pudesse falar, no final,  bastante de paz, meditação, e homeostase... inclusive, de equilibro da vida, e do lar...

O que pode ser uma lição nos novos tempos... !?


A princípio, o autor parece estar completamente, e/ou totalmente surtado... ! 

Engano o seu.... God of War falava exatamente disto, e esta é uma ótima lição, principalmente para os nossos tempos conturbados. 

E fala, da vitória do ego contra as confusões, ou invasões do mundo de fora... para tentar mantermos ser a nós mesmos ! 



Os deuses sempre representavam obstáculos, ou impecilhos, naturais, ou espirituais, condições naturais, ou da sorte, difíceis de se ultrapassar...

Os Deuses sempre estavam a frente dos humanos... !

Neste caso, Kratos já passou por cima dos Deuses gregos, e desta forma, nesta nova fase contra os Deuses nórdicos, já ligado a representação do gelo... "nos dando o ar de uma certa paz", nos levando a remeter que, a paz de gelo, a harmonia, não pode ser alijada, ou agora lançada ao vento, ou quebrada, nem pelos deuses do passado... já conquistados, nem pelos deuses do futuro... !

No cenário gelado se vê que a paz já foi conquistada... tudo está "em paz", ou "parado", "estático", e agora, para enfrentar os novos Deuses, está paz conquistada por seu esforço, algo bastante característico do jogo, o mérito por esforço, basta fazer a manutenção da mesma...

Ou seja, nada poderá retira-lo da paz... ! 


Mas nem sempre foi assim, para Kratos...

Afinal, com sabemos, os Deuses, em todas as mitologias, sempre procuravam alterar ou interferir nas vidas humanas... 

Kratos, o nome do protagonista... simboliza e representa um jovem artomentado por Ares, traído pelos deuses... passando o seu machado, do deus da batalha, para todos os outros deuses... praticamente, existentes... !

É uma paz conquistada á partir da ideia brutal

Tudo pela vida ! 

 

Mas a violência uma hora tem de acabar... ! 

Nesta fase final, ele passa, como uma ideia de um avatar de sabedoria, da ideia de somente guerreiro viril, para o sábio das padrarias, dos lagos, dos locais habitados pela humanidade...

Locais onde é possível viver... inclusive se esconder...

O qual cabe a ele, proteger, então... ! 


Sim, o avatar de Kratos, na sua idade mais velha, já estava totalmente ligado, as normas da paz, da homoestase, da compreensão do equilibrio da natureza... 


Em grande parte, era dito na mitologia, que os Deuses seguravam com suas mãos a natureza...
Para Kratos poder acabar com todos, então, deve não desequilibra-se justamente nesta direção... !
Precisa, ao contrário, de um equilibro maior do que muitos supõe... 


Kratos era originalmente um guerreiro, mas muda a sua posição no planeta onde vive, ao longo do tempo... no último lançamento da franquia... já pode-se ver ele ensinando ao filho em meio a natureza, a arte da caça, e a harmonia, e o equilíbrio das coisas... !
Aqui, nos últimos jogos apresentados da franquia, nos meados de 2021, já está em paisagens gélidas... encarando os deuses nórdicos... mas já passou por vários outros... !

No final, Kratos ainda faz uma enorme apologia a atitude de defesa, e adaptatividade, em meio a crenças, e posturas alienadas, e porque não alienantes, no nosso mundo, universo social, ou particular...

Religiões, Deuses, o sagrado... Mitologia por mitologia, crença por crença... nada disto poderá sair vitorioso á postura de paz e sobrevivência a paz deve reinar, e as interferências alheias! 

A postura de ser humano, que vive, e se adapta, supera os dogmas, as crenças, e outras novidades da ideologia... 

Esta mudança de postura jamais deveriam afetar os seres humanos...

 A história nos fala, inicialmente, da vingança de Kratos por sua família ter sido alijada... fala, do quanto o mundo externo pode intervir para retirar a nossa paz...  mas nada, nenhuma crença ou ideologia, pode superar o ser humano, que quer se adaptar e viver...

Da perspectiva de Kratos, o mundo externo não pode almejar invadir a nossa particularidade... ou a nosso mundo, protegido, ou de paz... caso contrário, por meio da própria força brutal, deve-se buscar, inclusive, por vingança... ! Ou uma mudança radical, de tudo, de todo imaginário, de todo pensamento, de toda doutrinação, e toda obediência, de toda ideologia que circula no mundo... !

É um tremendo "tapão na cabeça" do famoso "acorda aí", para verificar se estamos cheios de "tititis", "mimimis", ou crenças erroneas de posicionamento, seja lá o que for... ! 


A mensagem também invade a nossa ideia sobre a Pandemia !

Em tempos de Ansiedade, possibilidades pandêmicas... tudo isto entra em conta, no nosso caso... entre outras alarmantes coisas, ou condições, que podem nos tirar o desequilibro, e paz... devemos ser fortes, e constantes, mas indissoluvelmente práticos, ao retornar a nossa paz particular... !


Indo um pouco "mais alto" - na análise, interpretativa, e simbólica dos significados - 


Em alguma medida, o próprio nome Kratos, nos faz relembrar algo que foi partido, como o partir de uma madeira, ou de um pedaço... que desta forma, sai do seu estado natural, de paz... e entra em estado de batalha, com o mundo externo... !

A batalha para a manutenção, e a batalha para manter da paz... 

Na atualidade, e na virada do novo milênio, desde muito , já falamos sobre meditação, paz, homoestase... contato com a natureza...

Kratos apesar de um guerreiro implacável, representa a conquista da paz em meio ao Káos do cosmos, que nos rodeia... 



As antigas crenças, ou os governos ignorantes, devem cair... defendemos a nossa paz, o nosso lar primordial... e defesa destas condições já parecem impreteríveis... algo que não podemos adiante passar... quando precisamos encarar naquele exato momento... algo que precisamos fazer por nós mesmos...  ! 


Isto, a mitologia de Kratos, também na terminologia da origem grega do seu nome, "força" "origem da força", "fissura da força", ou  "Criança Vitoriosa"... algo dotado de poder excepcional, também nos remete a ideia do nascimento do Ego, e da própria condição ou estado de se estar consciente... e poder se sobressair no mundo... 


Afinal, o ego racha a casca do inconsciente para se tornar único, e se sobressair, as ondas originais que levavam a tudo... e se estabelecer, como algo digno de ali estar... ! 

Ele se forma do mar do inconsciente, por sua força, fazendo-se valer no mundo manifesto, com toda a sua "rachadura" estabelecida... ! 

Esta é a versão o Ego vitorioso... !
Esta também é a luta de Kratos, contra os Deuses... e sobre fazer rachaduras em sistemas falhos, encontrando a homoestase do p´róprio self, o si-mesmo da psicologia , no mundo manifesto!


O poder, segundo os gregos, na sua filosofia natural, surgia de fissuras... rachaduras... que eram naturais, ou deveriam surgir da natureza... 

Ou seja, a natureza é viva, e éramos capazes de nos adaptar, magicamente, acompanhando a natureza de crescimento e exuberancia das coisas...

Kratos é esta força que nasce das rachaduras do sistema natural... e supera os próprios Deuses, que mandavam em cada detalhe da criação...  teria de surgir de algo... Algo como a sua própria filosofia, nos remete a idéia incansável, de achar a origem, a fonte de tudo, os gregos, tem em Kratos, algo que jamais se cansa, e apenas deseja, sair de uma rachadura, de uma fissura, e se sobressair... para viver... ! 


Esta origem aqui nos remete a uma brutalidade natural em se adaptar, e encontrar novos potenciais...

Afinal, o próprio Ego, precisa entrar em conflito.. sair dos campos originais da criação, representando pelos Deuses, e seus diversos poderes, telúricos, e fundamentais... para então ganhar consciência do mundo...
Esta consciência esta além destes poderes, pois é ela que deve mandar neles... !


A batalha para se estabelecer neste estado, é então desejada, e o nosso Kratos, interior, é capaz de travar esta disputa, para encontrar o seu local no mundo... !

Uma eminente analogia...

A tudo o que precisa se estabelecer, e parece precisar se fazer valer na natureza, de todas as coisas... !

Logo, se adaptar, viver, e lutar pelo seu espaço, se torna a mesma busca pela paz, homoestase, vida e meditação... !

Em tempos onde as mídias tanto nos influencia, isto é uma mensagem e tanto... ! 

... 

No final, todo Ego, sai de um estado originário de confusão, e conflito, para almejar a paz... e o seu próprio nascimento... ! 

Se confundir com o meio têm os seus limites, e defender a nós mesmos... e adaptativamente, ser a nós mesmos, com maior assertividade... ! 


........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... ! .  


nerd-geek/noticiasartigos