nerd-geek/noticiasartigos

Teoria da Mídia. Mercado de Televisores e Entretenimento - para um eminente fim da imaginação e da criatividade !

23/08/2023

As marcas de Televisores devem estar abismadas - claro que os stremings estão com tudo - mas aparecem, ou reparecem, canais simples, com programação antiga - ou ainda, com programação totalmente nova... mas que parece "passada", "antiga", "já vista"... 

E as pessoas estão gostando... ! 

Os canais abertos - ou "canais antigos", dos televisores mais avançados, está complementando a compra da opção a cabo... 

E a possibilidade do mercado do entretenimento  também sê vê diante de algo potencialmente irrevers´ível... ! 

A simplicidade, que retorna, e é aceita, com facilidade... ! 


Não tenho os dados em minhas mãos, mas todos já sentiram que os "streamings liberados da TV aberta tecnol´ógica", tem uma "Pinta" - um tanto vintage nos seus aspectos, e também no seu charme finais... ! 

Há uma competição em torno disto... devido a adesão ...

Ou seja - por de fato - ter realmente caído no gosto das pessoas... ! 


Será que as mídias de entretenimento estariam nos seus limites…

Porque tantos canais começaram a aparecer… e reaparecer... com este novo tipo de capacidade charmosa, de simplesmente não ser o maior lançamento... 

E tantas vezes trabalhar com a repetição... simples, de elementos antigos... já consumidos... mas que se repetem, `à nossa frente... !?


E porque estamos gostando deles… ?

Será o âmbito do limiar, do que os entretenimentos, e a televisão, poderiam alcançar… !?

Mas um tipo de reinvenção para a repetição... e não para novos lançamentos, na linha do entretenimento... !?


Isto faz muito sentido com as teorias que viemos apresentando aqui... !

Sobre os limites do imaginário, e da imaginação... já estarem, ou terem alcançado, o seu possível ápice máximo! 

Vamos compreender o que ocorre, do ponto de vista da psicologia coletiva da imaginação ! 


Um exemplo disto é que o nosso tempo corresponde a invasão Nerd-Geek, em grande escala .

Mas a invasão Nerd-Geek, que deveria ser um chamado final a imaginação, as suas possibilidades, acaba por enredar, indo a ideia de "algo sem fim", correspondentemente, ao fim, logo ali na frente!

Isto porque, desde sempre, a influência máxima da cultura Nerd-Geek, o RPG, já falava de RPGs, das possibilidades remotas da imaginação, mas sempre com números, delimitações perfeitas, sempre com um acabamento final! 


A mídia televisiva passa pelo mesmo problema.

O problema do fim !?

Afinal, até onde poderiam ir as mídias televisivas de entretenimento… a sua imaginação, estaria circuscrita também há um limite remoto, ou ela é ilimitada, infinita?

Jamais poderíamos conceber a mídia como ilimitada, ou ela estaria ligada a ideia de infinito…

Se ela está ligada ao infinito, talvez seria na infinitude do próprio inconsciente, e na ideia de infinitude que ele perpassa, como as ideias de ondas, de retrosistemas, etc. …

Mas ela, em si, não é ilimitada, nem infinita... !


Vejamos acima, uma mulher olha um morro... a tendência é este morro passar para as próximas gerações milhares, milhões, trilhões de vezes... pois objetivamente, perceptivamente, se tirarmos o morro, nada mais vai estar ali...

E se for para ver nada... posso tentar apenas fechar os olhos... !

Mas para algo aparecer... tem de ser objetivo... !


E as coisas objetivas, possuem forma, unidade, lapso de fim... ! 

Ou não seriam unidades visíveis... ! 


Há de fato no inconsciente coletivo, a crença, ondulante, de que as imagens da televisões são infinitas... Mas aqui, já estaríamos entrando na ideia de filosofia do entretenimento, e das mídias, algo passível de reflexão, devido as suas significâncias finais… 

Esta versão está ligada a ondas repetivivas, não em si, a infinitude da probabilidade, ou possibilidade, das criações... !


Mas na televisão, no dia-a-dia objetivo, nada poderia ser de fato infinito!?

Possivelmente não, afinal, tudo o que infinito, por ser tão grandioso e continuo, naõ pode caber na percepção, não pode ser pego ou tangível por nossas mãos…


Logo, a mídia, o entretenimento, assim com as ondas Nerds-Geeks apologizaram, no que dissemos ali atrás, como num RPG onde tudo sao números calculáveis e finitos, será também finita… !

Ou seja, a imaginação, e a criatividade, serão finitas... !


Se ela é finita, ela deve chegar há um fim… um final… !

Se ela tem final, mas pode ser apreciada noutro momento… ela se tornará, repetitiva… o que pode abarcar tanto o aspecto positivo, quanto o negativo disto… a repetição…

Mas nesta direção, como amamos estas mídias, e estes entretenimentos a todo custo… arcamos com o preço da sua finitude, e entramos na repetição…

"um certo ar de nostalgismo, as grandes obras" ou "um certo ar de classicismo vintage", entra, necessariamente nas nossas telas, desta forma…
este movimento é algo latente na ideia dos novos canais abertos, ofertadas pelas marcas...


A nomenclatura exata para isto teria de ser o "vintalismo", afinal, os "ismos", sempre representaram bem este cronificatio, esta cronificação, de coisas, que se tornam repetitivas, que retornam com dado aporte de repetição, e de vício inclusive…

Nós sempre nos perguntamos se não eramos, no fim das contas, viciado nas mídias e no entretenimento… !

Poderia até ocorrer isto… em termos neuronais talvez…

No entanto, estamos diante é da faculdade do limite das coisas, e do quanto queríamos, e gostaríamos, que ela se repetisse… para podermos apreciar, sempre os mesmos, entretenimentos, novamente…

Em outros arquivos deste canal-site- encontramos a ideia do limite do arquetipo da imaginação… e de que talvez, estejamos neste liame…

Afirmamos, que diante de tal hesito da imaginação, e do entretenimento, no seu auge, no seu máximo, dá lugar ao retorno… desta vez sim, sólido, e infinito.. há tudo o que já estava criado, já estava realizado…

O que pode indicar, uma curva de declínio, inclusive final, as ideias de lançamentos… que vão se tornando mais compostos, do que já existe… a fórmula da mesma massa, com outros moldes… ou que simplesmente, vão desistindo de aparecer em novos formatos, pois em muito já tinhamos aquilo, no entretenimento, o máximo, ou o tempo todo…

Não atoa, o fenômeno do Vintage invade os nossos aparelhos eletrônicos mais modernos…

A LG, e a Sansung, em muito aliado aos canais que proporcionam conteúdo aberto, possuem já um ar desta fumaça, ou deste mormaço, vintage…

Os canais abertos disponíveis, estão no seu limite, no seu máximo… !

E os grandes lançamentos dão abertura, a grandes regressos, a mídia setentista, oitocentista, novecentista, e outras…

E os Aparelhos LG, Sansung, e outros, dão abertura a canais já dados como vintages, nostálgicos, ou classistas… e inclusive, obtem enorme hesito com estes canais, que estão aproximadamente, cada vez mais, sendo assistidos… como opção as recreações dos canais a cabo… !

Mas as recreações dos canais á cabo, também irão se tornar repetitivas… Desta maneira encontraremos a razão na qual, as mídias de entretenimento, não são de fato, infinitas, ou limitadas!

Ou seja – estamos falando de uma linha – de fim do entretenimento !

Influenciando claramente o mercado, e as suas capacidades de previsibilidade!  

nerd-geek/noticiasartigos